quarta-feira, 7 de abril de 2010

GUMA @ Education - 08 de Abril de 2010 - UniRitter campus Porto Alegre

repassando, quase em cima da hora, mas repassando

"O que?
O GUMA @ Education é uma iniciativa do Grupo de Usuários de Metodologias Ágeis do Rio Grande do Sul (GUMA-RS) para movimentar as pesquisas realizadas em âmbito acadêmico no Rio Grande do Sul.

É uma oportunidade para Estudantes de Graduação e Pós-Graduação apresentarem suas pesquisas, resultados completos ou parciais, e terem feedback da comunidade presente nos eventos.

Também é um local para discussão de novas idéias de pesquisa e abordagens atualmente presentes no mercado, que podem ser levadas para o mundo acadêmico.

Quando?
08 de abril de 2010, das 19h as 21h

Onde?
UniRitter - Campus Porto Alegre
Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis - Porto Alegre/RS CEP 90840-440
Telefone: (51) 3230.3333

Quanto?
Evento gratuito, iremos receber doação de alimentos não perecíveis para doação a uma instituição de caridade.

Como se inscrever?
http://www.rs.sucesu.org.br/inscricao/guma_edu

Quem vai apresentar neste evento?

Gerência de Projeto com PMBOK® e SCRUM (por Aleckssandro Tavares)

Resumo: Em um ambiente onde se usa práticas do PMBOK para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, como aplicar as práticas dos Métodos Ágeis? Uma vez que algumas das práticas do PMBOK e das Metodologias Ágeis parecem ser incompatíveis, é possível trabalhar com os processos indicados pelo PMBOK com a forma como os Métodos Ágeis encaram os desafios do desenvolvimento de software?
Este trabalho estudou o uso de Metodologias Ágeis em conjunto com o PMBOK em um ambiente Ágil através do mapeamento de processos indicados nas áreas de conhecimento do PMBOK para as práticas de Métodos Ágeis.

Mini Currículo: 14 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, sendo os últimos 11 com Web. Me dedico ao estudo de engenharia de software, processos de melhoria contínua, gerência de projetos e, desde 2007, principalmente ao estudo e aplicação de Métodos Ágeis.
Graduado em Sistemas de Informação cujo trabalho de conclusão foi GERÊNCIA DE PROJETO COM PMBOK® E SCRUM UM ESTUDO DE CASO.
Nos últimos dois anos tenho liderado a implantação de Métodos Ágeis na equipe onde trabalho e na evangelização dos princípios ágeis na empresa.

Processo de Teste de Software aplicado em Pequenas e Médias Empresas usando Métodos Ágeis (por Márcio Acorci)

Resumo: A introdução de um processo de teste para apoio ao processo do ciclo de vida do software é um grande desafio. O objetivo da apresentação é descrever as fases, atividades, responsabilidades e artefatos de um processo de testes de software em pequenas e médias empresas, tendo como base práticas adotadas pelas metodologias ágeis para desenvolvimento de software como Scrum e Extreme Programming (XP).

Mini Currículo: 3 anos de experiencia em Testes de Software, Certificado CTFL pela ISTQB, atualmente atuando como Analista de Testes e Automatizador de Testes em projetos ágeis, Focado em aprender novas tecnologias que visam a automação de testes, gerencia de times e processos de melhoria continua. Formando Bacharel em Sistemas de Informação."

Nenhum comentário: