sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sobre o 8º Seminário PMI-RS - 4/10


Não vou negar, que minha principal ida a esta palestra foi pagar uma dívida com o Edivandro, que conheci no seminário do ano passado, já que ano passado perdi a palestra dele, inclusive, curiosa história de 2010.

Estava ele conversando com alguém no stand do PMIRS, posso errar a pessoa então não citarei, e eu cheguei por ali conversar fiado com outra pessoa, mas acabei ouvindo por cima o assunto, e era Métodos Ágeis, de pronto e comumente, chego de bicão no assunto e no desenrolar, comentei que perdi uma palestra sobre o assunto, em que ele mencionou que era a dele, e então tive um resumo em particular desta.

A base do que ele apresentou ano passado foi a sua dissertação, "Gerenciamento ágil de projetos: proposta e avaliação de método para gestão de escopo e tempo"
e este ano o seu livro "Gerenciamento ágil de projetos – aplicação em produtos inovadores" um apronfudamento da mesma com a inclusão de outros autores.

Citando os pontos que me chamaram a atenção, ele iniciou apresentando informações sobre inovações, como os 7 principios da inovação segundo Steve Jobs, em livro recente sobre o mesmo, recitou a máxima que tenho usado de "as vezes não vale o que se sabe, mas conhecer quem sabe", e que querendo ou não, um projeto inovador deve ser planejado por 1 ou 2 semanas, para não se fazer "caca" e a perder-se a oportunidade da inovação.

Ressaltou os Princípios do Gerenciamento Ágil Projetos (GAP) e os Princípios dos Métodos Ágeis, e aquela parte bonita de passar valor e desafiar a equipe para se obter bons resultados, e algo que desconhecia, que o que chamamos de quadro Kanban, de uma forma pouco diferenciada, é chamado de quadro semântico pelo pessoal da área de design.
Mencionou sobre com é importante o ambiente inteiro estar em sinergia para o desenvolvimento de novas ideias, e exemplificou com o segredo por anos guardado dentro da Toyota, o mítico Oobeya Room.

 

Concluindo desafiando/ idealizando, a criação de um toolkit de práticas e pessoas para a gestão de projetos.

Nenhum comentário: